quarta-feira, 17 de julho de 2013

Procempa comemora: Zero Acidentes nas obras do DataCenter

FONTE: Newsletter PROCEMPA - 16/10/2012

Por Ana Madeira
Há sete meses, desde que começaram as edificações do novo prédio da Procempa, com meta principal de criar um novo Datacenter, o pátio da empresa virou um canteiro de obras. Agora, às vésperas de efetivar o Moving para o novo Datacenter - ação que completa o  projeto em sua totalidade -  a Procempa comemora o fato de não ter acontecido nenhum acidente de trabalho – o moving está previsto para ser efetivado no dia 10 de novembro próximo.
“Não tivemos nenhum acidente, graças a medidas de prevenção focadas na  área de Segurança no Trabalho, mas, sobretudo, graças aos próprios trabalhadores que acataram  as orientações, redobrando a atenção na hora de executar as tarefas e usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)”, frisou Aline Pinheiro, técnica em Segurança do Trabalho.
Lotada no setor de patrimônio da Empresa. Aline ainda credita o sucesso a toda a equipe da Procempa envolvida no processo, “principalmente, ao supervisor Carlos Alberto dos Santos, ao gerente de Logística Matusalém Alves e ao presidente André Imar Kulczynski que estiveram muito atentos à adoção de medidas preventivas”.
Para prevenir
Além de comprar equipamentos como cintos, capacetes, calçados apropriados, luvas, máscaras, protetores auriculares, fitas de isolamento e placas de sinalização, ainda foram realizados pequenos treinamento dos trabalhadores da obra para reforço das orientações das Normas de Segurança do Trabalho.
A Análise Preliminar de Riscos (APR) também é feita antes do início das atividades – o resultado fica documentado e é repassado ao responsável da equipe de trabalho para que multiplique a informação.
Apenas incidentes
Foram registrados quatro incidentes (quase acidentes): em duas situações foram evitados pelo uso de capacete e nas outras pelo isolamento da área.
Mais pessoas circulando
O trânsito de servidores e visitantes  ficou alterado desde o início das obras, equipes da empresa construtora e responsável pela execução do projeto integraram-se ao público que rotineiramente circula pelos acessos da Companhia. Até agora, foram cerca de 250 trabalhadores envolvidos  nas obras, entre contratados e sub-contratados  de tercerizadas e servidores da própria Companhia.
Mais um pavimento
Somando-se às obras do projeto origjnal da construção do DataCenter, a prefeitura optou por aproveitar a estrutura dessa obra em andamento  e construir mais um pavimento para abrigar o Centro Integrado de Comando – a obra do Centro Integrado começou em junho deste ano, significando mais chegada de  material, mais movimentação de trabalhadores, mais riscos, entretanto, sem nenhum acidente de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário